Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

#pensamentododia#

É interessante como a maioria das pessoas são extremamente interesseiras. Elas não fazem as coisas porque gostam ou porque querem, elas esperam uma recompensa. Seja em forma de sentimentos, de educação ou forma material.
"Eu te apoio se me apoiar, eu te ajudo se me ajudar, eu te digo coisas bonitas se também me disser"... Ou pior "eu te amo... se você também me amar". Será que isto está mesmo certo? Onde está a sinceridade das nossas ações? A vontade de realmente doar-se (em questão de sentimentos) para alguém que gosta de você? Onde está a confiança? Ou vai dizer que ela existe? Porque do jeito que as coisas estão, vou confiar de olhos abertos.
Não se pode mais ajudar alguém sem esperar ser recompensado, e se alguém não retribui... O que tem de mais? Acho que o que realmente importa é você fazer porque quis, sorrir porque fez e agradecer por ter conseguido. Pronto, fim, nada de mais. Tudo precisa de um troco? Nem estamos tão pobres assim.
O problema é que não são palavras como as minhas que farão com que o mundo entenda a verdadeira importância, até porque não vou ser hipócrita e dizer que não sou desse jeito também. Por muitas vezes agi e até continuo agindo desta forma egoísta. As pessoas não irão perceber do nada que o mundo está em crise, e mesmo que percebesse-mos isso, não faríamos nada pra modificar. Eu sei, é lamentável.
Mas não vamos parar por aí. Se é que faz alguma diferença, se realmente importa pra cada um de nós, podemos fazer uma pequena mudança em nós mesmos. Imagino que seja o princípio para mudar uma população. E se tentarmos pensar que no futuro conquistaremos nossos ideais? E que uma boa maneira de conseguir, é sendo menos egoísta e interesseiro? Não estou dizendo pra não querer nada em troca, até porque isso parece impossível. Eu estou dizendo para não fazermos as coisas boas somente por isso, por ter a vontade de receber bem maior do que a de dar. Não precisamos ajudar sem realmente querer, a escolha é nossa. Não devemos compartilhar sentimentos e esperar que sejam retribuídos (claro que não falo da forma que você está pensando, é importante se valorizar). Eu quero dizer que nós devemos amar quem nos trata bem, quem deposita carinho e confiança em nós, e não deveríamos esperar dessas pessoas um sentimento da mesma intensidade que o nosso por ela. Dá pra compreender? É difícil, triste, trágico... E o pior: é a mais pura verdade. E todos nós temos grande parte desse egoísmo.
Vou agora tentar ser otimista e fingir que algumas pessoas, inclusive eu, irão realmente seguir minha sugestão; acho que não vai matar ninguém.



Rafaela Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.